Sobre nos

Equipa jovem e dinâmica na procura permanente da satisfação do cliente.

saiba mais...

Avenida Republica 1786,

4430-194, Vila Nova de Gaia

geral@jnevesseguros.com

Tel: +351 223 755 358

Fax: +351 223 743 664

A sua casa foi assaltada?

Os primeiros 10 passos a dar.

Quando a nossa casa é assaltada, é difícil reagir de cabeça fria. Pensamos sempre que só acontece aos outros, mas a verdade é que pode acontecer também connosco. E, muitas vezes, nesses momentos difíceis, lembramo-nos do ditado popular: “casa roubada trancas à porta”. Embora este crime mostre uma tendência decrescente nos últimos anos, a Polícia de Segurança Pública ainda tem registado um número considerável de assaltos a residências.

No caso de a sua casa ser assaltada, siga estes 10 passos:

  1. Ligue à polícia

    Quanto mais depressa avisar a polícia, mais hipóteses há de se apanhar o assaltante. Contudo, se ele ainda estiver dentro de sua casa, não entre na sua habitação e ligue para o 112. Vá para um local seguro, como a casa de um vizinho, mas mantenha-se perto para vigiar o que se passa. Lembre-se de que não há bem que valha a sua vida, por isso não a arrisque.

  2. Não toque em nada

    Perante a desordem de um assalto, a vontade de arrumar tudo pode ser grande, mas não se esqueça de que a sua casa é uma cena de crime. Se tocar em algo antes da investigação começar, pode destruir provas e dificultar o trabalho dos agentes de autoridade.

  3. Ligue à sua seguradora

    Dependendo da cobertura do seu seguro de casa, a sua seguradora poderá substituir os bens que foram roubados, pagar por reparações feitas na sua propriedade na consequência do assalto e outros custos para proteger a sua casa.

  4. Proteja a sua conta e identidade

    É crucial evitar que os assaltantes possam mexer nas suas contas bancárias ou em documentos importantes. Se os seus cartões de crédito ou débito desapareceram, ligue ao seu banco imediatamente para os cancelar. Se, no assalto, foram levados dispositivos que contenham palavras-passe ou detalhes de contas, altere-os remotamente assim que possível, e contacte as plataformas relacionadas. Do mesmo modo, se o seu telemóvel foi roubado, ligue à operadora para cancelar o seu cartão SIM. Se der pela falta de documentos pessoais, como o seu passaporte ou carta de condução, notifique as entidades competentes.

  5. Certifique-se de que lhe entregam um documento que comprove a sua queixa-crime

    Apresente uma queixa-crime nas autoridades competentes (Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana ou Polícia Judiciária) o mais depressa possível.

  6. Ligue à sua seguradora

    Dependendo da cobertura do seu seguro de casa, a sua seguradora poderá substituir os bens que foram roubados, pagar por reparações feitas na sua propriedade na consequência do assalto e outros custos para proteger a sua casa.

  7. Registe todos bens que foram roubados ou danificados

    É essencial registar tudo o que foi roubado, ainda que alguns bens sejam de pouco valor. Inclua números de série, fotos do que foi roubado e todas as marcas que possam identificar os seus bens. Esse inventário vai ajudar as autoridades a identificarem os seus bens, na eventualidade destes serem encontrados.

  8. Proteja a sua casa

    Uma das melhores formas de evitar que esta situação se repita no futuro é aumentar a proteção da sua casa. Comece por compor os sistemas de segurança que já tinha e que foram danificados pelo assaltante. Mude as fechaduras da sua casa, pois o assaltante pode ter roubado as suas chaves.

  9. Reavalie o seguro

    Talvez tenha descoberto da pior forma que o seu seguro de casa não tinha a cobertura que precisava.

  10. Procure ajuda

    Ser assaltado é uma experiência pela qual ninguém deseja passar. Não só um desconhecido invadiu o seu lar e a sua privacidade, como destruiu ou levou bens e lembranças insubstituíveis. Por isso, é fundamental pedir ajuda para ultrapassar esta situação. Procure um grupo de apoio à vítima e desabafe com os seus familiares e amigos.

  11. Apresente um pedido de indemnização

    Se os assaltantes forem apanhados e julgados, pode apresentar um pedido de indemnização.

Um assalto é um acontecimento desagradável e penoso, mas resolverá tudo mais rapidamente se puser estas dicas em prática. Já sabe, é importante manter a cabeça fria, não se deixar levar pela emoção e seguir em frente.