Formas de evitar acidentes na bricolage, ("Faça você mesmo")
Se é principiante na bricolage e precisa de algumas dicas para conseguir resultados fantásticos sem se magoar, p.f. leia o artigo! "Faça você mesmo" ("DIY - Do It Yourself") , seguindo os nossos cinco conselhos essenciais, para evitar possíveis acidentes.
- Utilize o equipamento adequado
- Um capacete de proteção e botas com biqueira de aço irão protegê-lo de objetos que possam cair;
- Se utilizar ferramentas muito ruidosas, proteja a sua audição, colocando tampões nos ouvidos, ou utilizando protetores auriculares;
- Usar óculos de proteção é essencial para proteger os olhos de qualquer objeto arremessado;
- Se houver a possibilidade de se cortar, use luvas adequadas;
- Se produzir poeiras ou fumos nocivos, coloque uma máscara facial (e, claro, abra a janela, ventilando o espaço).
- Utilize as ferramentas elétricas corretamente
- Se não gosta de ler instruções, está na altura de começar a fazê-lo.
- Antes de utilizar as suas ferramentas elétricas, verifique que se encontram intactas e que não há cabos desgastados ou revestimentos partidos. Se algo parecer duvidoso, substitua-as. Não arrisque!
- Mantenha os cabos de alimentação afastados de fontes de calor, óleo, arestas cortantes e pés descuidados. E, já agora, ao desligá-las da corrente, puxe pela ficha e não pelo cabo.
- Mantenha o seu espaço de trabalho arrumado
- O espaço desarrumado é uma das principais causas de acidentes de bricolage. Por isso, mantenha o chão livre de obstáculos em que possa tropeçar e guarde as ferramentas - especialmente as cortantes - de forma adequada.
- Certifique-se ainda de que o espaço se encontra suficientemente iluminado. Desta forma, será mais preciso nos movimentos. Isso vai contribuir para um resultado mais aprimorado e, sem dúvida, para evitar acidentes.
- Torne-se num perito em escadas
- Isto é mais importante do que possa pensar! "Faça você mesmo" é muitas vezes sinónimo de quedas e fraturas.
- Para evitar que as escadas escorreguem quando apoiadas na parede, posicione-as seguindo a regra de proporção 4:1. Ou seja, por cada quatro metros de altura da escada, deve afastar a sua base 1 metro da parede.
- Além disso, evite utilizar escadas demasiado baixas para o trabalho a realizar, uma vez que debruçar-se pode ocasionar um acidente. E, mais uma vez, nunca é demais dizê-lo: leia as instruções.
- O "faça você mesmo" implica conhecer os seus limites!
- Evite trabalhos para os quais não tem as competências necessárias. Não há problema em pedir ajuda a amigos ou familiares mais experientes, se não se sentir confiante.
- E, antes de iniciar qualquer tarefa, certifique-se de que sabe exatamente o que está a fazer. É mesmo para isso que servem os tutoriais do YouTube!
"Faça você mesmo"? Sim! Mas não abandone a bricolage por medo de se magoar. Em vez disso, garanta que se lança ao trabalho com as precauções certas. Se tiver estes cuidados em mente, verá que o resultado vale a pena e ainda se torna melhor do que imaginou.